Tamanho texto:

-A A +A

Alto contraste:

  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Apresentação

Salvador, uma das mais importantes cidades do país, reúne vários ingredientes que a capacitam para se tornar uma das capitais intelectuais do Atlântico Negro: história, localização física, composição demográfica reunindo uma das maiores populações afro-descendentes fora da África, tradição de pesquisa e importantes centros universitários.

Há décadas é ponto de atração de estudantes, artistas e intelectuais brasileiros e estrangeiros que a buscam para realizar formação, pesquisas acadêmicas e obras artísticas que têm marcado o cenário internacional. Para dar resposta cientificamente qualificada a essa demanda foi criado, em 2005, o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (mais conhecido como Pós-Afro), único com este escopo no Brasil.

A implantação desse Programa em nível de mestrado e doutorado mais não foi que o resultado de uma sinergia entre elementos já presentes em nosso meio. No âmbito da universidade eram oferecidas disciplinas nos Programas de pós-graduação e graduação cujos conteúdos estavam direcionados para os estudos afro-brasileiros e africanos (com destaque para História, Sociologia, Antropologia, Letras, Música) mas, apesar da considerável produção e do número de especialistas, havia e há uma demanda que extrapola o caráter disciplinar desses ambientes de ensino e produção do conhecimento.

Nas últimas décadas, alunos de graduação e, principalmente, da pós-graduação de outras áreas do conhecimento buscam um maior aprofundamento de temas relacionados ao campo de estudos étnicos e africanos, o que só pode ser plenamente proporcionado num ambiente interdisciplinar. Essa demanda revela a busca de inserção por parte de jovens pós-graduandos em áreas até então restritas, e revela que a dinâmica da sociedade brasileira tem produzido novas exigências em termos de qualificação acadêmica, às quais nossas instituições precisam responder com a necessária agilidade.

Coordenação: 

Prof. Dr Jesiel Oliveira .: Coord. Geral

Profa. Dra. Jamile Borges .: Coord. Adjunta