dia 25 de Agosto: encontro de saberes no CEAO - Resumo da palestra, texto e CV de José Jorge de Carvalho

Palestra Pós-Afro UFBA – Salvador

Título: Encontro de Saberes e Diversidade Epistêmica: Para a superação da formação eurocêntrica das Ciências Sociais e das Humanidades nas Universidades Brasileiras

Proponho discorrer sobre o efeito acumulativo antirracista das cotas raciais e étnicas na graduação e agora mais intensamente na Pós-Graduação, e as demandas estudantis por descolonização intelectual delas resultantes. A fronteira atual aberta pelas cotas é o enfrentamento aberto ao racismo acadêmico, o que implica em um questionamento de um dos seus mais fortes pilares de sustentação, qual seja, o perfil eurocêntrico generalizado dos nossos cursos, disciplinas e programas.

Para a promoção da diversidade epistêmica como forma de enraizamento das nossas universidades nos seus espaços de localização - geopolítica, cultural, nacional, regional e comunitária -  proponho o projeto Encontro de Saberes, que visa incluir os mestres e mestras dos saberes tradicionais (indígenas, afro-brasileiros, quilombolas, das culturas populares) para que atuem como professores visitantes nas universidades em cursos regulares. Em franca expansão, o Encontro de Saberes já foi implementado em oito universidades brasileiras e na Colômbia.

Nesst link se encontra um texto muito pertinente do prof. Carvalho: https://posafro.ufba.br/sites/posafro.ufba.br/files/encuentro-de-saberes...

Breve Currículo de José Jorge de Carvalhohttps://posafro.ufba.br/sites/posafro.ufba.br/files/encuentro-de-saberes_revista_nomadas_1.pdf

Possui Ph.D em Antropologia Social por The Queen's University Of Belfast (1984); pos-doutorado pela Rice University (1995) e pos-doutorado pela University of Florida (1996). Foi Catedrático Tinker Professor na University of Wisconsin - Madison (1999). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, Pesquisador 1-A do CNPq e Coordenador do INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq. Seu trabalho como antropólogo se desenvolve principalmente nas seguintes áreas: Etnomusicologia, Estudos Afro-brasileiros, Estudo da Arte, Religiões Comparadas, Mística e Espiritualidade, Culturas Populares, e Ações Afirmativas para os Negros e Indígenas.