Fernando Mourão - Nota de Pesar

O Posafro divulga a nota de pesar da ANBE-Africa para o falecimento de nosso colega Fernando Mourão:

A Associação Brasileira de Estudos Africanos (ABE-África) manifesta um profundo pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Fernando A. Albuquerque Mourão, pioneiro e um dos mais insignes africanista brasileiro.  Foi um dos fundadores do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo e, durante muito tempo, um de seus mais importantes pesquisadores. Adquirindo um renome internacional, foi convidado para participar da elaboração de uma das mais fundamentais obras da historiografia africana, a História Geral da África patrocinada pela UNESCO. Sua tese de livre-docência na USP, Continuidades e descontinuidades de um processo colonial através da leitura de Luanda: uma interpretação do desenho urbano, defendida no ano de 1988, constitui um marco na historiografia sobre a cidade de Luanda. Ressaltamos, ante uma vasta produção, suas reflexões sobre o colonialismo português no continente africano,  as relações Brasil-África, a Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e sobre as literaturas africanas em língua portuguesa. Não só foi um pesquisador de monta, mas um formador de novos africanistas em suas orientações nas seguintes universidades: Universidade de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de Brasília , Universidade Agostinho Neto (Luanda),  Universidade Clássica de Lisboa e Universidade Técnica de Lisboa.

Não perdemos somente um professor, mas, primordialmente um humanista: uma enciclopédia viva. Conforta-nos saber que os Estudos Africanos ganharam, na economia entre vivos e mortos, um ancestral, que continuará inspirando os seus pesquisadores a persistirem no estudo amoroso, mas sempre crítico, desta África múltipla e visceral.