Tamanho texto:

-A A +A

Alto contraste:

  • White/Black
  • Padrão

Current Style: Padrão

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa em Estudos Africanos

Breve relatório do periodo 2016-2017

 

A linha de pesquisa em Estudos Étnicos e Africanos do Pós-Afro tem por objetivo proporcionar reflexões e discussões a partir de uma abordagem multidisciplinar e com centralidade no continente africano, sobre questões identitárias, colonialidade/produção do conhecimento, etnicidade e relações de gênero, num esforço de reconhecer o lugar do continente africano no processo de construção do conhecimento a nível global. Entre Agosto de 2015 e Dezembro de 2016, as atividades da linha de pesquisa em Estudos Africanos do Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos- Pós-Afro estiveram sob a coordenação do com o Prof. Dr. Valdemir Zamparoni e da Profa. Dra. Patrícia Godinho Gomes, ambos professores do referido programa. Em 2017 a coordenação encontra-se sob a coordenação da Profa. Dra. Patrícia Godinho Gomes.

Nas reuniões da linha de pesquisa, foram apresentados e discutidos pelos componentes do grupo textos e comunicações em elaboração com vista à publicação.

Entre maio de 2016 e março de 2017, foram realizados 14 encontros da referida linha de pesquisa, 7 no semestre 2016.1 e 7 no semestre 2016.2., nas seguintes datas:

 

- semestre 2016.1: 13/05/2016; 17/06/2016; 18/08/2016; 08/09/2016; 29/09/2016; 11/11/2016;

09/12/2016

- semestre 2016.2: 19/01/2017; 02/02/2017; 16/02/2017; 02/03/2017; 16/03/2017; 30/03/2017;

06/04/2017

 

No âmbito das atividades da linha de pesquisa, foram realizadas conferências, mini-cursos, seminários de estudo e palestras:

 

  1. No dia 8 de Junho de 2016, no âmbito da iniciativa “Conversas Africanas”, o Prof.Dr. Chapane Mutiua do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique proferiu a conferência “Intelectuais, Islã e colonialismo em Moçambique”

  2. No dia 25 de Maio de 2016, a Profa.Dra. Divanize Carbonieri da UFMT proferiu a palestra do título “Pós-colonialidade e descolonialidade: lendo a subalternidade”

  3. No dia 24 de agosto de 2016 foi realizado o mini-curso (9h-13h) sobre o tema “Xamanismo na Ásia Central e no Ladakh, cohabitação com o sufismo e o budismo tibetano”, ministrado pela Profa.Dra. Anne-Marie Vuillemenot, da Université Catholique de Louvain-La-Neuve, Bélgica

  4. No dia 25 de Agosto de 2016, foi realizado o mini-curso (9h-13h) sobre o tema “Quando a família caboverdiana é modulada pelo contexto do país de acolhimento dos fluxos migratórios, ministrado pelo Prof. Dr. Pierre Joseph Laurent da Université Catholique de Louvain-La-Neuve, Bélgica

  5. No dia 26 de Agosto de 2016, foi realizada a conferência “Belezas imaginárias: antropologia do corpo e do parentesco”, proferida pelo Prof. Dr. Pierre Joseph Laurent, da Université Catholique Louvain-La-Neuve, Bélgica

  6. No dia 22 de Setembro de 2016, o Prof. Dr. Collin Darch da University of Cape Town, África do Sul, proferiu a palestra do título “Democatic governance and rights in post apartheid south Africa”

  7. Entre os dias 6 e 7 de Outubro de 2016, foi realizado, em colaboração do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA, o colóquio nacional “Desafios da pesquisa na África contemporânea”

  8. No dia 25 de Outubro de 2016, o Prof. Dr. José Lingna Nafafé, Lecturer in Lusophone Studies, University of Bristol, United Kingdom

  9. No dia 11 de Setembro de 2017, o Prof. Dr. Ari Lima da UNEB proferiu a palestra “Quell’est votre tribu? Identidade, diferença, e modernização na República Democrática do Congo”. 

 

Linha de Pesquisa em Estudos Étnicos

A linha de pesquisa Estudos Étnicos contempla pesquisas sobre população afro-brasileiras e afro-americanas, a partir de sua relação com a tradição sobre a teoria da etnicidade. No que diz respeito a América Latina, o programa enfatizao estudo das relações raciais, das chamadas "culturas negras" e das populações afro-americanas As relações entre indigenase os demmais componentes raciais ou étnicos da população  também serão abordadas, na medida em que, na América Latina, as formas de se conceber e conceitual o índio e o mestiço estão fortemente relacionadasas com as formas pelas quaisas noções de negro e de mestiçagem foram historicamente pensadas.

Alguns tópicos que é importante destacar como vieses específicos dos estudos étnicos:
 
* Aprofundamento de concepções sobre a construção de modelos e imagens identitárias, tendo em vista os impactos da globalização e o advento das políticas culturais e afirmativas.
* Reflexão multidisciplinar sobre historial e crítica das categorias étnico-raciais.
* Enfoque para as problemáticas relativas a distinções e discriminações de cunho racial.
 

RELATÓRIO

O texto a seguir relata, brevemente, as reuniões e demais atividades realizadas com docentes e discentes da Linha de Estudos Étnicos do Pós-Afro durante os semestres 2016.1, 2016.2 e 2017.1, cobrindo o período de agosto de 2016 a setembro de 2017. 

Ao assumir as atividades da Linha de Pesquisa Estudos Étnicos, a atual coordenação da LPEE (doravante) tinha como desafio dinamizar as atividades internas à linha de pesquisa e, ao mesmo tempo, tentar uma maior aproximação com a Linha de Pesquisa Estudos Africanos, não só porque alguns professores e discentes  integram mais de uma linha,  como porque, não raro, os temas tratados são de interesse comum. Inclusive, o conjunto de participantes revelou ressentir-se de uma discussão mais de fundo sobre a constituição e funcionamento das linhas do programa atualmente, o que foi motivo de um dos seminários temáticos. 

As duas primeiras reuniões, no semestre 2016.1, tiveram como objetivo construir um plano de trabalho. Considerou-se relevante adotar uma dinâmica que se diferenciasse das aulas nas disciplinas, e também que a atividade na Linha não se restringisse apenas à discussão dos projetos de pesquisa dos discentes ou textos teóricos.  Nesse ponto, as opiniões convergiram com as posições manifestadas pelos docentes. Os estudantes presentes sugeriram a discussão de temáticas e questões teóricas e epistemológicas dentro do campo interdisciplinar, de modo a contemplar as diferentes pesquisas dos discentes e a problemática do racismo que se estende além dos limites das pesquisas no programa. Ratificaram o desejo manifestado por um dos colegas de que “os Encontros de Linha sejam um "oxigênio" das atividades do programa, possibilitando aproximações com a comunidade externa e os diversos programas de pós-graduação e cursos de graduação da UFBA, particularmente dos departamentos a que os discentes do Pós-Afro estão vinculados”.

Outro ponto a destacar encontra-se na agência dos estudantes na condução das atividades da Linha, não só propondo e discutindo o seu plano de trabalho, como assumindo as atividades  na comunicação, organização e coordenação dos eventos. Essa experiência revelou o compromisso acadêmico do corpo discente, interferindo positivamente na qualidade dos debates realizados, e deve ser considerada parte da dinâmica da Linha para não sofrer descontinuidade. Nesse sentido, também foi importante incentivar e apoiar as iniciativas dos discentes, tentando articular os seus temas com as pesquisas em andamento e o debate acadêmico.

Quanto à integração das Linhas, como desdobramento dos seminários, já está em fase de execução atividade de extensão conjunta sobre gênero/raça, a ser coordenada pela Profa. Dra. Patrícia Gomes e Profa. Dra. Angela Figueiredo, em 2017.2. Além dessa, a retomada da revista Mujimbo, protagonizada pelo GT de comunicação da LPEE, que pretende abraçar estudantes e professores das duas linhas de pesquisa. Contatos já foram estabalecidos junto ao CPD e para ativação do site da revista, faz-se necessário que o coordenador geral do Programa o solicite.

 

ATIVIDADES REALIZADAS/Semestre 2016.1

REUNIÃO  DIA 09 /AGOSTO /2016

Reunião / Docentes

Início: 15h

Término 17h

Objetivo: discutir  plano de trabalho para Linha de Estudos Étnicos do Pós-Afro/ período 2016/17

Chamou-se a atenção para o potencial sociocultural/acadêmico das linhas de pesquisa e para a necessidade  de propostas de trabalho de interesse comum. Foram apresentadas algumas sugestões de atividades:

 

·         Seminário interno sobre os princípios norteadores e escopos das linhas. Sugestão: seminário para iniciar o próximo semestre

·         Encontros de estudo da Linha realizados por professores e estudantes com base em referências teóricas atualizadas.

·         Investimento na participação de professores, estudantes, bem como da comunidade mais ampla da UFBA/CEAO no seminário inaugural do semestre 2016.2.

·         Reuniões regulares com estudantes ingressos em 2016 e convocação dos egressos para os encontros da Linha.

Docentes presentes:

 

1.       Osmundo Pinho

2.       Jamile Borges

3.       Lívio Sansone

4.       Marcelo Moura Mello

5.       Jesiel Oliveira

 

REUNIÃO  DIA 15/ SETEMBRO /2016

Reunião / Discentes

Início: 14h

Término 17h

Objetivo: Discutir um plano de trabalho para a Linha de Estudos Étnicos do Pós-Afro para o período 2016/17

Os participantes dessa primeira reunião foram apenas os que ingressaram em 2016.1. Foi feita, inicialmente, uma breve apresentação entre os discentes, com foco nos seus interesses de estudo e perspectivas enquanto estudantes no Pós-Afro. Dentre os problemas levantados, ficou evidente um ponto pouco considerado no funcionamento do Programa: o problema das estudantes que são mães e que não têm com quem deixar os seus filhos, já que a Creche da UFBa não atende às demandas da Pós-Graduação. Há a necessidade de uma maior consideração do problema, para ver como podemos apoiar essas estudantes. Em seguida,  passamos à discussão de uma agenda de trabalho da Linha.  Os estudantes presencialmente ou por email chamaram a atenção para a necessidade de se repensar as atividades na Linha de Pesquisa.  Quanto ao calendário de encontros, optou-se por manter os encontros quinzenais, às quinta à tarde, a partir das 14h, para o semestre 2016.1.  Nessa primeira reunião, foram aprovadas as atividades já sugeridas pelos docentes, com o acréscimo de algumas outras:

·         Seminário interno sobre os princípios norteadores e escopos das linhas.

·         Seminários da Linha realizados por professores e estudantes com base em referências teóricas atualizadas e mais sintonizadas com a Linha de Pesquisa e os seus  diversos projetos. Sugeriu-se também a abordagem de temas como gênero, etnicidade/relações étnico-raciais/educação, para atender de forma mais abrangente os diversos projetos.

·         Proposta de atividades de pesquisa/extensão que possam contar como carga horária substituta do Tirocínio ou Estágio Docente. Foi sugerida a constituição de um grupo de mulheres da comunidade interna da UFBa e/ou externa para iniciar a discussão transversalizada de gênero e relações étnico-raciais.

·         Reuniões regulares com estudantxs que ingressaram em 2016,

·         Esforço para envolver egressos

·         Constituição de um caderno ou dossiê com a contribuição dos participantes que possa depois ser publicizado/publicado a partir das diversas atividades de pesquisa/ extensão realizadas. Foi lembrado o periódico Mujimbo,  cuja realização é responsabilidade de estudantes do programa,  mas atualmente desativado. Sugeriu-se a discussão da viabilidade de retomá-lo.

 

Participantes

1.       Camila Moreira de Jesus

2.       Cristiane Querino da Silva

3.       Davi José Silva Santos

4.       Hugo Leonardo Silva Mansur

5.       Letícia Pereira Conceição

6.       Oscar Santana dos Santos

7.       Paula Gabriela de Souza Pinto

8.       Stephanie Campus Paiva Moreira

 

13/10/2016  RODA DE CONVERSAS – MÚSICA, DIREITOS HUMANOS E AFROBRASILIDADES (ANEXO 1)

20/10/2016  RODA DE CONVERSAS- OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA NA UFBA (ANEXO 2)

21/10  Lendo Escritoras Negras – Sejamos todos feministas.  Embora seja uma atividade autônoma de extensão, como está sendo idealizada e realizada por estudantes da Linha, acordamos que os participantes da Linha a apoiariam no que for necessário. (Anexo 3)

27/10  RODA DE CONVERSAS-  DISCUTINDO GÊNERO (ANEXO)

Para avaliar o semestre e planejar as atividades futuras,  foi realizada mais uma reunião  no dia 29/10.

 

Semestre 2016.2

 

Para o semestre 2016.2, combinou-se que as atividades da Linha Estudos Étnicos serão quartas à tarde, quinzenalmente, tentando-se ajustes para que não coincidam com os da Linha Estudos Africanos. Foram formados grupos de trabalho para planejar e executar as atividades da linha, dentre eles o grupo de comunicação.

 

 

07/12/2016 ATIVIDADE INAUGURAL DO SEMESTRE 2016.2

 

Mesa-redonda: Estudos étnicos e Estudos africanos: o que fundamenta e ao que nos conduzem nossas linhas de pesquisa?

 

 Coordenação  América Cesar e Cristiane Querino.

 

Objetivo: apresentar as linhas de pesquisa e discutir suas aproximações e suas especificidades

 

Palestrantes: Profs. Drs. Claudio Furtado, Jesiel Oliveira, Maria do Rosário Carvalho,  Osmundo Pinho e os representantes discentes Lucival Fraga dos Santos e  Cristiane Querino.

 

Participantes

 

Participantes

1.       Angela Lano

2.       Ansel Courant

3.       Benedito de Souza Santos

4.       Cristiane Querino da Silva

5.       Dailza Araújo Lopes

6.       David José Silva Santos

7.       Evelyn dos Santos Sacramento

8.       Hugo Leonardo Silva Mansur

9.       Iury Abreu Tavares Batista

10.    Lívio Sansone

11.    Luciméa Santos Lima

12.    Patrícia Gomes

13.    Paula Gabriela de Souza Pinto

 

REUNIÕES DIAS  21/12/2016, 11/01/2017, 08/02/2017

Objetivo: reunir estudantes e docentes para elaborar e detalhar plano de trabalho/ agenda 2017 (semestre 2016.2), ampliar a discussão dos temas abordados nas rodas de conversa,  releitura de conceitos.

Participantes

1.Adrielle Regina dos Sanntos Almeida

2.Ansel Courant

3.Camila Moreira

4.Cristiane Querino

5.Evelyn Sacramento

6.Hugo Leonardo Mansur

7.Joana de Pontis Marçal

 

 

15/02/2017

 

RODA DE CONVERSA:  Os jornais como fonte de pesquisa (Anexo 4)

 

Convidados: Cleidiana Ramos, Jesiel Oliveira, Jocélio Teles

Coordenação: Hugo Massur e Iury Batista

 

 29/03/2017  Seminário de pesquisas em andamento

 

  DISCUTINDO BRANQUIDADE/BRANQUITUDE

 

Apresentação de projetos de pesquisa:  Camila Moreira de Jesus e Jorge Hilton Assis Miranda

 

Participantes

1.       Adriele Regine dos Santos Almeida

2.       Ansel Courant

3.       Camila Moreira de Jesus

4.       Evelyn dos Santos Sacramento

5.       Flávia Mora Henriques Gomes

6.       Letícia Pereira Conceição

7.       Paula Gabriela de Souza Pinto

 

Semestre 2017.1

 

28/06/2017- REUNIÃO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DOS SEMINÁRIOS DE PESQUISA 

 

Participantes:

 

1.       Adriana Cerqueira Silva

2.       Aline da Silva Nascimento

3.       Andrea Souza Santos

4.       Ansel Courant

5.       Cristiane Querino Silva

6.       Isabelle Baltazar Cunha da Cruz

7.       Joao Mouzart Oliveria Junior

8.       Ravena Pereira Leite

9.       Vagner José Rocha dos Santos

 

 

12/07/2017  Seminários  de Pesquisas em Andamento : Memória e Personagem

 

Apresentação de projetos de pesquisa:

 

Ansel Courant, Cristiane Querino, Hugo Mansur, Oscar Santana e Iury Batista

 

1.       Adriana Cerqueira Silva

2.       Adriele Santos Almeida

3.       Aline da Silva Nascimento

4.       Andrea Souza Santos

5.       Ansel Courant

6.       Camila Moreira de Jesus

7.       Cristiane Querino Silva

8.       Edmar Ferreira Santos

9.       Evelyn Sacramento

10.    Flávio José de Passos

11.    Hugo Mansur

12.    Isabelle Baltazar

13.    Joao Mouzart Oliveria Junior

14.    Letícia Pereira Conceição

15.    Marcos Araújo

16.    Oscar Santana

17.    Vagner José Rocha dos Santos

18.    Valdilene Assis Ferreira Gondim

 

REUNIÕES DIAS 19/07/2017 

 

Objetivo: reunir estudantes e docentes para avaliar e ampliar a discussão dos temas abordados nas rodas de conversa,  releitura de conceitos.

1.       Adriana Cerqueira Silva

2.       Aline da Silva Nascimento

3.       Andrea Souza Santos

4.       Ansel Courant

5.       Daniela do Rosário

6.       Hugo Mansur

7.       Cristiane Querino

8.       Joao Mouzart Oliveria Junior

9.       Ravena Pereira Leite

10.    Vagner José Rocha dos Santos

 

 

 

16/08/2017 Seminários  de Pesquisas em Andamento:

 

1.       Adriana Cerqueira Silva

2.       Aline da Silva Nascimento

3.       Andrea Souza Santos

4.       Cassia Maciel

5.       Daniela do Rosário

6.       Edmar Ferreira

7.       Isabelle Baltazar Cunha da Cruz

8.       Joao Mouzart Oliveria Junior

9.       Joana Marçal

10.    Vagner José Rocha dos Santos

11.    Valdilene Gondim

 

 

23/08/2017 Seminários  de Pesquisas em Andamento:

 

 

Participantes

 

19.    Adriana Cerqueira Silva

20.    Aline da Silva Nascimento

21.    Andrea Souza Santos

22.    Daniela do Rosário

23.    Edmar Ferreira Santos

24.    Flávio José de Passos

25.    Gemerson Roque Oliveira

26.    Joao Mouzart Oliveria Junior

27.    Joao Paulo Pinto Có

28.    Lucas Nogueira

29.    Raísa BarbosaAquino

30.    Ravena Pereira Leite

31.    Vagner José Rocha dos Santos

32.    Valdilene Assis Ferreira Gondim

 

30/08/2017 Seminários  de Pesquisas em Andamento:

 

Apresentação de projetos de pesquisa: Cássia Virginia Maciel, Daniela do Rosário, Flávio José de Passos, Janete Fernandes Suzart, Joao Mouzart Oliveria Junior, Lucas Nogueira

 

Participantes

 

1.       Adriana Cerqueira Silva

2.       Aline da Silva Nascimento

3.       Andrea Souza Santos

4.       Daniela do Rosário

5.       Edmar Ferreira Santos

6.       Flávio José de Passos

7.       Gemerson Roque Oliveira

8.       Janete Fernandes Suzart

9.       Joao Mouzart Oliveria Junior

10.    Joao Paulo Pinto Có

11.    Lucas Nogueira

12.    Raísa BarbosaAquino

13.    Ravena Pereira Leite

14.    Vagner José Rocha dos Santos

15.    Valdilene Assis Ferreira Gondim

 

 

O seminário Lendo Escritoras Negras – Sejamos todos feministas.  Embora seja uma atividade autônoma de extensão, como está sendo idealizada e realizada por estudantes da Linha, recebe o apoio dos participantes da Linha.. 

 

 

 

 

 

 

Anexo 4

 

 

 

                          Anexo 5