“‘Raça’ e cultura: um estudo a partir da história da antropologia em Portugal”: aula pública da disciplina Teorias da Etnicidade

Dia 4 de Julho, a partir das 9h, será ministrada no CEAO uma aula especial da disciplina FCHA01, a ser conduzida pela profa. dra. Patrícia Ferraz de Matos, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que pretende expor e discutir alguns exemplos dos estudos que foram realizados, ou promovidos, sob a alçada da antropologia, na primeira metade do século XX em Portugal, dando enfoque às áreas privilegiadas e ao modo como foram articulados os dados biológicos, sociais e culturais, privilegiando ora uns, ora outros, num jogo de forças influenciado também pelo campo político, pelos desígnios nacionais portugueses e pelo contexto internacional.

Biografia: Patrícia Ferraz de Matos é Investigadora no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (UL) onde colabora no Curso de Doutoramento em Antropologia. Licenciou-se em Antropologia (1997) na Universidade de Coimbra. A sua tese de mestrado sobre representações raciais - “As ‘Côres’ do Império” (2004) - foi laureada com o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2005 e publicada pela Imprensa de Ciências Sociais (Lisboa, 2006 [1.ª edição], 2012 [2.ª edição]) e pela Berghahn Books (Oxford & Nova Iorque, 2013). Doutorou-se em Antropologia Social e Cultural, no ICS-UL, com uma tese sobre Mendes Correia e a Escola de Antropologia do Porto (2012). Foi distinguida com o Prémio ERICS (ICS/ CGD) na categoria de artigo científico (2014).