Um Panorama da Arte Moderna e Contemporânea na África

Curso ministrado pela Dr. Nadine Siegert da Universidade de Bayreuth, Alemanha

Este minicurso é uma parceria com o Projeto Vila Sul do Goethe-Institut com o apoio da Fundação Robert Bosch. Tem o objetivo de analisar uma perspectiva geral dos discursos recentes sobre a arte moderna e contemporânea em África enfocando um numero de exemplos como biografias de artistas, os movimentos artísticos e as instituições artísticas dos últimos 100 anos. Na primeira sessão questionaremos a noção de “modernismo africano” e discutiremos sua relação com outros modernismos globais. Na secunda sessão focaremos sobre alguns dos artistas mais importantes, os movimentos e as escolas relativas ao modernismo africano. Na terceira sessão analisaremos o conceito de arte contemporânea africana e sua relação com as instituições e o mercado global.

Além dos textos, que estão disponibilizados em formato mo link em baixo, serão utilizados vários documentários e conjuntos de imagens.

https://www.dropbox.com/sh/6cmtbyl3dyyauho/AADiJytzdpxDGQ-zDbr7JmUEa?dl=0

Data: 2 a 4 de Outubro de 2017

Horário: 15 às 20hrs.

Local:

Inscrições: posafro@ufba.br ou através do telefone 3283-5504

Programação

02 de Outubro de 2017

  • Introdução / Estudos de Arte Africana. Um panorama;
  • O “primitivismo” como gênero moderno e sua relação com arte africana;
  • O que é o Modernismo Africano – perspectivas sobre o modernismo pós-colonial, paralelo, múltiplo;
  • As independências políticas e seu impacto na formação do modernismo Africano;
  • A questão da “descolonização” na área das artes.

Leituras Obrigatórias

Chika Okeke-Agulu (2006), The Challenge of the Modern: An Introduction African Arts, Vol. 39, No. 1 (Spring, 2006), pp. 14-15, 91.

Ugiomoh, Frank A. O.(2007) 'The Crises of Modernity', Third Text, 21: 3, 297 — 305.

LeiturasAdicionais

Chika Okeke-Agulu (2001), Modern African Art. In: The Short Century: Independence and Liberation Movements in Africa 1945-1994, Ed. by OkwuiEnwezor, Munich, London, New York: Prestel, 2001, 29-36.

Frantz Fanon (1961), “Sobre a cultura nacional. Fundamentos recíprocos da cultura nacional e da luta de libertação”. Em: Os Condenados da Terra.  http://kilombagem.org/wordpress/wp-content/uploads/2015/07/Os_condenados...

José D’Assunção BarrosAs influencias da arte africana na arte moderna. Afro-Asia, 44 (2011), 37-95.

Patrick Manning (1985), Primitive Art and Modern Times. In: Radical History Review, 33, 165-18

03 de Outubro de 2017

  • Escolas e movimentos do modernismo africano: PotoPoto, Makerere, ZariaRebels, Nsukka, Oshogbo;
  • Biografias exemplares de artistas modernos (AinaOnabulu, Ben Enwonwu, Viteix, António Olé, entre outros);
  • A questão do “padrão” no modernismo africano.

Leituras Obrigatórias

Alexandre Pomar (2010), UlliBeier, Frank McEwen, Amancio Guedes e Julian Beinart: uma rede africana ao tempo das independências dos anos 50/60. In: AS ÁFRICAS DE PANCHO GUEDES. Coleção de Dori e Amancio Guedes, Lisbon.

Ivan EmekaOkonkwo (2013), UcheOkeke as A Precursor of Contemporary Nigerian Art Education. AFRREV IJAH An International Journal of Arts and Humanities Bahir Dar, Ethiopia Vol. 2 (3), S/No 7, July, 2013: 53-67

Leituras Adicionais

Janet Stanley (2011), Bruce Onobrakpeya and the Harmattan Workshop Artistic Experimentation in the Niger Delta. African Arts, Winter 2011, 22-35.

Peter Probst (2013), From Iconoclasm to Heritage: The Osogbo Art Movement and the Dynamics of Modernism in Nigéria. In: Gitti Salami & Monica Visona (eds.) A Companion to Modern African Art.Blackwell Companions to Art History. Hoboken: Wiley.

04 de Outubro de 2017

  • O que é a contemporaneidade nas artes africanas?
  • O internacionalismo e a questão de migração artística;
  • As bienais;
  • O mercado de arte contemporânea africana (colecionadores, feiras de arte, a “moda” da arte africana).

LeiturasObrigatórias

Ugochukwu-Smooth C. Nzewi (2013) The contemporary present and modernist past in postcolonial African art, World Art, 3:2, 211-234.

Anthony Gardner & Charles Green (2013) Biennials of the South on the Edges of the Global.ThirdText. 27:4, 442-455.

LeiturasAdicionais

Chika Okeke-Agulu&OkwuiEnwezor (2009), Contemporary African Art since 1980.Damiani.

Celso Fernando Braga Rosa (2007), Na periferia do Império. Arte Africana no mercado artístico internacional. Centro dos Estudos Africanos. Universidade de Porto. 

Vanessa Diaz Rivas (2014) Contemporary Art in Mozambique: Reshaping Artistic National Canons, Critical Interventions: Journal of African Art History and Visual Culture, 8:2, 160-175.

Nadine Siegert (2014) Luanda Lab – Nostalgia and Utopia in Aesthetic Practice, Critical Interventions: Journal of African Art History and Visual Culture, 8:2, 176-200