ANPOCS 2019: Professoras do POSAFRO Coordenam os Seminários Temáticos em Estudo Étnicos a Africanos
No Encontro Anual da ANPOCS, que se realizará em Caxambu (MG) de 21 a 25 de outubro, os Seminários Tematicos em estudos étnicos e africanos são coordenados pelas professoras Angela Figueiredo e Patricia Gomes:
ST36 - Relações raciais: desigualdades, identidades e políticas públicas
Coordenação: Angela Figueiredo (UFRB), Flavia Mateus Rios (UFF)
Central nas polêmicas e nos debates contemporâneos, o tema das relações raciais tem longa tradição nas pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil. A questão racial na atualidade passou a interessar a outros campos disciplinares e longe de ser apenas um espelho nacional invertido do modelo norte-americano, a produção acadêmica se diversificou no processo de especialização das humanidades. As pesquisas que abordam direta e indiretamente a temática das relações raciais cresceram em tamanho e, em certa medida, em qualidade, sendo impulsionadas pela ascensão do debate sobre as ações afirmativas no Brasil e pela institucionalização das políticas de igualdade racial na primeira década do século XXI. Tais transformações sociais e políticas ampliaram a produção acadêmica, além de permitir inovações temáticas. Nesse sentido, a proposta deste ST é abarcar pesquisas e reflexões teóricas que tornam o campo do estudo das desigualdades raciais no Brasil bastante dinâmico, motivadas a compreender os processos de manutenção, transformação e disputas no debate sobre raça, racismo, mobilização política na era digital, produção do conhecimento, políticas de segurança pública e feminismo negro, além de acolher abordagens já tradicionais no campo, como as que tratam das desigualdades raciais no mercado de trabalho, da segregação espacial e racial, das políticas de ações afirmativas, do preconceito e das discriminações raciais.
ST33 - (Re)Pensar as ciências sociais na era dos radicalismos: trânsitos sul-atlânticos e (des)conexões entre África e Brasil
Coordenação: Luena Nascimento Nunes Pereira (UFRRJ), Patrícia Alexandra Godinho Gomes (CEAO/UFBA)
O novo milênio inaugurou um período relevante nas Ciências Sociais no Brasil, tendo constituído um marco importante nas relações de produção intelectual entre Brasil e África. O esforço tem sido o de ampliar o conhecimento empírico e refletir sobre novos pressupostos teórico-metodológicos que possibilitem novas orientações nos estudos sobre África. Não obstante a visão colonial e colonizadora intrínseca às Ciências Sociais, existem sinais positivos para a construção de um conhecimento emancipado e situado de novas abordagens a partir de proposições de intelectuais do sul global. Se avanços puderam ser observados nos estudos africanos, o novo contexto político de ambos os lados do atlântico não parecem indiciar caminhos fáceis visando a consolidação do percurso até então feito. De igual modo, tem-se assistido a emergência de novas formas de populismo que vêm aprofundando clivagens políticas e identitárias, impactando o mundo na sua totalidade. Neste contexto nossa proposta é que esta Sessão Temática possa pôr em circulação não apenas o estado da arte dos estudos africanos no Brasil mas as determinantes e as implicações desses novos extremismos políticos e identitários e os desafios que colocam ao futuro dos estudos africanos. Este ST propõe a apresentação de trabalhos que reflitam sobre estes processos em diferentes contextos africanos como também sugerir caminhos em termos de abordagens analíticas como escrutinar e buscar alternativas de aprofundamento desta área de estudos.
Informações e submissão de trabalhos no www.anpocs.org.br