O Colegiado do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) torna público as normas do processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado do POSAFRO, com início previsto para o primeiro semestre do ano de 2026.
O processo seletivo será regido por edital próprio (AQUI) e todas as informações podem ser acessadas na página SIGAA do processo seletivo em (AQUI) O POSAFRO tem como princípio a defesa de ações reparatórias em uma sociedade fundamentada na desigualdade.
O programa acolhe projetos de pesquisa interdisciplinares nas áreas das Ciências Humanas, Letras e Artes, que abordem temas relacionados à memória, patrimônio, identidade, produção cultural e intelectual, expressões artísticas, religiosidade, pensamento social, lutas pelos direitos, desigualdade, marginalização e hierarquias sociais. Além disso, os projetos devem discutir questões relativas à etnicidade, relações raciais, gênero e classe social.
O programa oferece vagas nas modalidades de ampla concorrência, cotas para negros (pretos e pardos), supranumerárias (indígenas, quilombolas, técnicos administrativos da UFBA, trans e deficientes) e supranumerárias para estrangeiros não residentes no Brasil.
O período de inscrições ocorrerá entre 12 de agosto e 14 de setembro de 2025. As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas de acordo com as datas e horários especificados no cronograma do edital.
O processo de seleção será composto pelas seguintes etapas, nesta ordem: avaliação de projeto de pesquisa, prova teórica e entrevista.
Os estudantes aprovados através da reserva de vagas para negros (pretos e pardos) serão submetidos a uma avaliação complementar de Heteroidentificação Racial.
A bibliografia indicada para o processo seletivo está disponível no site SIGAA do programa (Documentos >> Material Didático). É importante ler o edital completo para compreender todas as etapas e requisitos do processo seletivo.