• Afro-A'sia

    A revista é apoiada e gerida conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro), pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o apoio técnico da EdUFBA e do Sistema Universitário de Bibliotecas.
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  • Museu AfroDigital

    Nosso propósito é disponibilizar e intercambiar cópia de documentos por internet, reunindo num só acervo documental digital, os fundos de arquivo relativos aos Estudos Afro-Brasileiros, em primeiro lugar Afro-Baianos, e aos Estudos Africanos que hoje se acham dispersos em várias instituiçoes e coleçoes privadas, tanto nacionais como internacionais.
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Pós Afro realiza o Seminário Nacional - Lei de Cotas. Desafios e Perspectivas para o Ensino Superior

Nos dias 18 e 19 de agosto, o POSAFRO/UFBA sediará seminário nacional para refletir sobre a Lei de Cotas.

Nos últimos 18 anos na UFBA e na última década com a promulgação da Lei Federal 12.711, de 2012, a reserva de vagas se tornou estratégia fundamental para o acesso de populações antes excluídas do ensino superior à profissionalização e cidadania, garantindo que negros e negras, indígenas, pobres, pessoas trans, deficientes, estrangeiros e estudantes oriundos do sistema público de ensino tenham assento nos diversos cursos de graduação e pós-graduação nas universidades públicas.

Temáticas como a reparação histórica aos grupos impactados pelo racismo estrutural e dinâmicas como as bancas de heteroidentificação e os estudos sócioeconômicos se tornaram comuns nas universidades públicas, sempre estruturadas por equipes multidisciplinares nas mais diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido o Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos (POSAFRO), nascido no bojo das discussões sobre as cotas universitárias, convoca cientistas, ativistas, professores, estudantes e público em geral para um grande seminário nacional de dois dias, a ser realizado no Centro de Estudos Afro-Orientais, com o objetivo de avaliar os desafios e perspectivas das políticas de ações afirmativas no ensino superior, notadamente as políticas de reserva de vagas.

Com isso, buscaremos pautar coletivamente o debate público e avançar na sistematização das reflexões sobre políticas de igualdade racial, étnica, social e de gênero no ensino superior

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