PÓS AFRO ABRE INSCRIÇÃO PARA APOIO FINANCEIRO VIA PROAP PARA DOCENTES E DISCENTES DO PROGRAMA

O Programa de Pós Graduação em Estudos Étnicos e Africanos abre inscrição para docentes e discentes do programa que estejam interessados em apoio financeiro via PROAP para realização ou participação em eventos, reembolso de taxa de inscrição ou taxa de publicação, Produção, revisão, tradução, editoração, confecção e publicação de conteúdos científico-acadêmicos, dentre outors tipos de apoios.

Como solicito o auxílio?

1 - O docente ou discente do Pós Afro deve solicitar a aprovação do auxílio através do FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PROAP.

2 - A comissão Proap aprecia a solicitação em reunião do colegiado do POSAFRO.

3 - O solicitante entra em contato com o PÓS AFRO (posafro@ufba.br e posafrocoord@gmail.com) para envio da documentação e trâmite financeiro.

4 - Com a aprovação do pedido pelo colegiado, para acelerar o processo, já envie para o posafro@ufba.br a seguinte documentação:

A partir de que data as despesas (inscrições, diárias, passagens) poderão ser reembolsadas ou pagas em 2024?

A partir de 07/06/2024, de acordo com https://fomentopropg.ufba.br/orientacoes-para-utilizacao-dos-recursos-proap

Vale ressaltar que diárias são pagas somente a docentes, e auxílios são concedidos apenas a discentes. As diárias não pode ser pagas para um evento que já ocorreu, porém os auxílios podem ser pagos retroativamente, desde que o evento tenha sido realizado a partir de 07/06/2024.

30 de outubro de 2024 é o prazo final para utilização recurso com auxílio financeiro, reembolsos, diárias e passagens.

Devo realizar minhas despesas antes da aprovação do meu pedido pelo Pós Afro?

A recomendação é NÃO ! Há diversos fatores extra-oficiais que podem afetar a aprovação do seu pedido, ainda que seu pedido não fira nenhum ponto da resolução vigente. Lembre-se que o colegiado é soberano a qualquer resolução do PÓS AFRO.

Quantas diárias são financiadas pelo programa em 2024?

Para docentes, o PROAP apoiará até 5 diárias nacionais ou até 03 diárias internacionais, limitada à quantidade de dias do evento. O valor da última diária sempre será a metade dos dias anteriores.

Para discentes, o PROAP apoiará até 5 diárias nacionais ou até 03 diárias internacionais, limitada à quantidade de dias do evento. O valor da última diária sempre será a metade dos dias anteriores.

Quais os valores de reembolso/pagamento de diárias e passagens?

Para docentes, os valores de passagens aéreas e diárias são fixos e pré-definidos pelo Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). O docente pode consultar o PÓSAFRO para saber dos valores atualizados ou no momento da solicitação.

Docentes que solicitarão passagens aéreas devem, antes de qualquer coisa, solicitar o afastamento junto à direção da sua unidade e após a publicação no DOU, poderão então seguir para análise de vôos via PÓSAFRO.

Para discentes, não há auxílio para aquisição de passagens aéreas.

O valor da última diária sempre será a metade dos dias anteriores.

Para o ano de 2024, os valores aproximados estão disponíveis neste LINK.

Importante: qualquer reembolso ou auxílio depende de aprovação em reunião do colegiado, mediante confirmação da solicitação pela comissão de bolsas. Além disso, o reembolso das inscrições ocorre apenas para comprovantes de pagamento no nome do solicitante, nunca terceiros.

Após aprovação da solicitação, o solicitante deve consultar o PÓS AFRO para preenchimento de formulários no caso de reembolso.

Quanto tempo leva para o ressarcimento da inscrição em evento científico ou despesa reembolsável?

Não há prazo fixo pré-determinado. Sim, pode levar até 12 meses, e pode ocorrer no ano seguinte ao da data de pagamento da inscrição no evento.

Duvidas e contato em geral: posafro@ufba.br